A verdadeira origem do nosso herói, Son Goku, se baseia no principal personagem da novela épica clássica chinesa chamada: Jornada ao Oeste. O conto retrata a história do Rei macaco (Son Goku), cujo nome transliterado para o inglês é Sun Wukong, que acompanha o monge Xuanzang (Tang Sanzang em algumas traduções) em sua viagem para recuperar sútras budistas provenientes da Índia. Sun Wukong nasceu de uma pedra mítica formada pelas forças do Caos, viveu em um reino dos macacos numa ilha remota, que após conquistar o respeito dos outros macacos Wukong acabou por se tornar o rei deles. Apesar de ser um rei, Wukong ainda era um mortal. Determinado, ele sai em uma jornada que o leva a terra dos humanos e ao encontro de um monje taoísta, que se tornou mestre de Wukong (Son Goku). A impressionante determinação de Sun Wukong o tornou um dos discípulos favoritos do mestre, com isso aprendeu técnicas marciais e mágicas como voar em nuvens, saltar quilômetros de distancia e de se transformar no que bem entendesse.

Dragonball-Episode003_330

Goku viajando em sua nuvem voadora.

 

Porém Wukong apesar de determinado era “arteiro” e exibido, fazendo com que seu mestre o expulsasse do templo. Wukong decide voltar para sua terra que acaba sendo tomada por diversos monstros. Para derrota-los Wukong teve que ir atrás de uma arma mágica e assim encontrou um bastão capaz de crescer tão alto quanto o céu ou encolher ao tamanho de uma agulha.

GokuNyoiBo.Ep.153

”O lendário Bastão Mágico”

Ele finalmente derrotou os monstros, e acreditando estar tão poderoso quanto um deus, queria que o Imperador de Jade (senhor dos céus, do homem e do inferno) o reconhecesse como tal. Após ganhar o reconhecimento do Imperador de Jade Wukong descobre que estava sendo usado e enganado, fato que o deixa furioso fazendo com que Wukong roubasse os pêssegos da imortalidade e fugindo para sua ilha novamente. Após enfrentar inúmeras vezes as tropas do Imperador de Jade Wukong acabou sendo capturado. Muitas foram as tentativas de executá-lo mas ninguem era páreo para a força do Rei macaco, até que o Senhor Buda consegue o aprisionar durante 500 anos na montanha dos 5 elementos. Cinco séculos depois, o Bodhisattva Guanyin saiu em busca de discípulos que poderiam proteger uma peregrinação para obter os sutras budistas. Sun Wukong ofereceu para servir o peregrino de nome Xuanzang, um monge da Dinastia Tang, em troca de sua liberdade. Sob a supervisão de Xuanzang, a Sun Wukong foi permitida a viagem para o Ocidente. Durante a peregrinação Sun Wukong protegeu o monge de diversos monstros e outras criaturas malignas, que queriam comer um pedaço da carne de Xuanzang a fim de ganhar a vida eterna.

Muitas são as semelhanças do nosso herói com o lendário Rei macaco. À partir dele foram criados vários outros personagens além de Son Goku de Dragon Ball, veja alguns exemplos:

• Sun Wukong (interpretado por Jet-Li), um dos protagonistas do filme ”Reino proibido” baseado na verdadeira lenda de Son Goku, que inclusive retrata em alguns momentos do filme, partes da verdadeira história de Sun Wukong.

monkey-king-5

 

• Sun Wukong de ” Warrios Orochi”.

sunwukongwo2png04

 

• Wukong, um dos campeões mais famosos de League of Legends.

Wukong lol cultura japão

 

• ”SonSon”, versão feminina baseada em Wukong apresentada em game da Capcom.

Sonson-big-mvc2

 

• Enma, uma invocação do Sandaime Hokage no anime Naruto. Não sei ao certo se é baseado em Wukong, mas pela aparência o fato de ser o Rei macaco e possuir o bastão, deixa quase que óbvio à sua origem.

Enma's_full_appearance

 

• Son Goku: O bijuu (monstro com caldas) de 4 caldas de Naruto.

Roshi_y_el_Cuatro_Colas

 

The Great Pierre

The Great Pierre

Se quiser me conhecer e saber um pouco mais sobre mim, siga me, ou me adicione em qualquer uma das minhas redes sociais. Será um prazer.

  • Stefano Barbosa

    gostei do artigo

  • Killua

    Adorei o Artigo.Parabéns