No universo dos animes, a alquimia ocorre como uma ciência avançada, e nesse sentido, nada é usado por acaso. Além de uma historia densa e cheia de lições de vida, Fullmetal Alchemist é um campo cheio de referências que só vem a enriquecer ainda mais todo o seu contexto.

Este artigo, visa mostrar os conceitos básicos referenciados no anime, não pretende ser guia, nem base para explicações aprofundadas, servindo apenas como curiosidade aos fãs da série.

Portão da vida

Ao quebrar o “taboo” e fazer a transmutação humana, e sem sucesso ressuscitar sua mãe, Edward é levado a uma outra dimensão. lá um portão enorme repousa atrás dele com grandes inscrições explicado como funciona o portão da vida/portão da alquimia. A inscrição contida na porta, não é aleatória, é referencia ao desenho do ocultista Robert Fludd.

Arvore-da-Vida-Robert-Fludd

Um pouco mais a frente, vemos que nem todas as portas são iguais, Alphonse possui uma diferenciação; a escritura na porta representa o desenho de George Ripley “The Marrow of Alchemy

Alphonse-elric

“A Verdade”: Esse é o nome dado a criatura branca que guarda o portão. Ele se apresenta como a silhueta do alquimista que fez a transmutação humana. Segundo a criadora, “A Verdade” seria uma parte do alquimista; mas no anime “A Verdade” seria o “Tudo”. No final, “A Verdade” se apresenta para o Homúnculo: “Eu sou o que você chama de Mundo, ou então Deus, ou então Tudo, ou então o Único, Eu também, e sou Você”. Uma demonstração que você é o deus de você mesmo, e que milagres existem, mas só se você mesmo os realizar.

A-verdade

Círculos de Transmutação

No ocultismo os círculos geralmente são usados em rituais com o objetivo de proteção, onde o usuário se concentra no centro. Em conjunto do círculo são usados símbolos e palavras para aumentar a capacidade dele, tal qual uma receita de bolo. Como é descrito ao longo do anime, cada alquimia necessita de condições especificas e equações especificas, na historia de “Fullmetal Alchemist” os círculos são usados para fazer as transmutações, palavra que quer dizer “transformar um elemento em outro”.

Cada alquimista parece usar um círculo de transmutação diferente e aparentemente cada um tem desenhos relacionados como se fosse um código fonte, pelo qual ele pode ativar suas habilidades especificas.

Roy Mustang e Riza Hawkeye

Circulo-Transmuta;'ao-Roy

Em cima temos o desenho de uma chama, no meio um triângulo com a ponta para cima que nada mais é, que o símbolo alquímico do fogo. E abaixo, um bichinho que é um lagarto conhecido como Salamandra. Também temos 2 triângulos virados para cima cortados que representam o Ar, comburente. E 2 triângulos virados para baixo que representam a Terra, combustível.  Quando os antigos usavam madeira e nela colocavam fogo, os pequenos lagartos que viviam dentro dela saiam por causa do calor e por isso a impressão que elas estavam saindo do fogo, acabou assim se tornando referencia para fogo.

Roy-e-Riza

A tatuagem nada mais é que o estudo do seu pai que era alquimista e treinou Roy Mustang, o desenho nas costas de Risa é uma mistura com um desenho iniciativo antigo da criação da pedra filosofal em junção com o círculo de Roy Mustang.
Também representa a árvore da vida, a coroa nada mais é que o símbolo de Kether, embaixo Malkut, as duas serpentes são a Kundalini.

Kimblee

Outro círculo de transmutação interessante é o de Kimblee; na mão direita um Circulo ponto que simboliza o sol e na esquerda a lua. OSol representa o Ouro e a Lua representa Prata. As habilidades alquímicas de Kimblee se resumem em causar explosões a partir dos círculos de transmutação tatuados nas palmas de suas mãos

Seguindo o esquema:

Mão Direita ᐁ: Sol, Ouro e Triângulo para baixo que representa Água.

Mão Esquerda ☽ ᐃ: Lua, Prata e Triângulo para cima que representa Fogo.

Ao combinar os símbolos contraditórios formando um hexagrama, ele cria um desequilíbrio instável de energia em qualquer coisa que ele toque, fazendo-a explodir violentamente.

Kimblee

Alex Armstrong

O Circulo de transmutação utilizado pelo major no anime, é utilizado em duas manoplas de metal em suas mãos. Aplicando socos, ele faz sua transmutação assim como modifica e dá forma a elas. O círculo é encontrado no Grimorium Secreto de Turiel, um livro de magia planetária, é o símbolo de Mercúrio, usado para evocar espíritos desse dia.

 

armstrong

Serpente Alquímica

O símbolo que é usado atrás da capa de Ed , no ombro da armadura de Al e também é visto tatuado na sua sensei, é uma versão do símbolo conhecido como Serpente Alquímica ou Cobra Alquímica de Nicolas Flamel. Segundo a lenda, esse desenho não foi criado por Flamel, e sim foi visto em um desenho de um livro que ele adquiriu chamado “Abraão, o Judeu”. É uma imagem que remete a um caminho na árvore da vida cabalística. O que confirma isso é: O livro “ser” de “Abraão, o Judeu”,  a Kabbalah é de origem judaica.

Serpente-Alquimica

Flamel foi um grande estudioso da alquimia, e existem diversas lendas em cima dele com simbologias alquímicas.
Segundo a história, ele supostamente descobriu a pedra filosofal e dizia que ela tinha a cor vermelha, segundo muitos a alquimia no sentido de transformar metais em ouro seria uma alegoria em relação a evolução espiritual do homem, cada estagio da evolução seria representado por um metal, do chumbo até o ouro.

 

Waidanshu

Refere-se ao nome da alquimia chinesa, o conceito é apresentando por “Lin Yao” que veio da cidade de Ching, lado oriental para buscar de uma forma de se tornar imortal. A imortalidade também é uma lenda existente na alquimia chinesa.
Como dito na série, a alquimia chinesa era mais voltada para curas através de táticas envolvendo metalurgia e manipulação de certos elementos.

Waidanshu

Bom, por enquanto é isso leitor(a) do cultura Japão, esperamos que tenham gostado, em breve traremos mais curiosidades sobre o mundo de fullmetal Alchemist

Enio Moura

Enio Moura

Uma dadiva dos ninjas!

  • Mateus

    Bom dia, da uma olhada no texto do Kimblee e do Armstrong, tem coisa duplicada aí

    • Enio Moura

      Obrigador pela dica e pelo comentario Mateus, isso passou direto na revisão do texto ^^’ iremos consertar

  • Victor Andrade

    Dá pra dar uma melhorada ai, por exemplo especificar os significados na cruz de flamel, a cobra que seria “o que vem do homem” no caso as ciencias, mais especificamente a alquimia no caso, a cruz seria “o que vem de Deus”, as asas, assim como no simbolo dos homunculos seria “liberdade” e a coroa “poder”