Yooo pessoal,

Hoje eu venho com vocês com um Recomendo, basicamente, precisamos ter isso no Cultura Japão, afinal difundir é um dos nossos objetivos.

Escolhi então algo que a maioria(todos? Haha) de vocês gostam, animes. E além disso, por que então não começar com um anime que conta como vivem, o que fazem e o que comem, os otakus (sexta, no Globo Repórter). Brincadeiras a parte esse anime existe e se chama Genshiken (abreviação de Gendai Shikaku Bunka Kenkyuukai, 現代視覚文化研究会).

 

Genshiken

Simples, porém elegante.

Simples, porém elegante.

Sinopse:

Genshiken é a abreviação de “Gendai Shikaku Bunka Kenkyuu Kai” (Sociedade para estudo da cultura moderna visualmente dirigida), um grupo universitário com o objetivo de estudar a cultura visual moderna, ou seja: Animes, mangás e videogames. Sasahara Kanji é um calouro que decide entrar para o Genshiken, seu interesse inicial são pelos doujinshis (mangás eróticos) e ele não admite que é otaku, mas ao longo do tempo vivendo histórias com os membros do grupo o fazem mudar sua visão sobre o estilo de vida otaku.

Gênero: Seinen; Comédia; Slice-of-life;

 

 

Comentários:

Genshiken é um anime com uma premissa bem simples, um calouro em uma universidade do Japão que quer entrar em um clube. Mas não se engane, apesar de claramente vermos que não se trata de algo onde a porradaria vai rolar para todo canto, há muito o que se desenvolver em cima disso.

Para começar acho que devo falar dos pontos positivos, claro, afinal estou tentando convencer vocês.

Talvez o ponto que me chame mais atenção na obra seja o humor. Genshiken tem um humor muito característico de slice-of-life, porém sem aquela dose extra de nonsense. Ele gera risadas pois suas piadas estão em cima de situações que poderiam acontecer, comigo, com você ou com qualquer pessoa que esteja envolvida nesse mundo da cultura pop japonesa (obviamente isso se aplica em grau muito maior a sociedade japonesa).

Outro ponto que é puxado pelas piadas é a identificação que o espectador pode ter com as situações do anime. Quem nunca discutiu com seus amigos sobre o episódio da semana de certo anime, ou sobre teorias do desenrolar da série, ou indo mais além sobre gostar de certos personagens (até demais a ponto de fantasiar, sim fujoshis, estou falando de vocês).

Seguindo, temos o fato de ser um anime cult, sim posso afirmar que Genshiken é um anime cult, apesar de claramente ter uma intenção mais voltada para o humor. Genshiken tenta, e consegue, relatar como é a vida de um verdadeiro otaku no Japão, o dilema entre seus hobbies e ter que estudar/trabalhar para sobreviver. Ter que abrir mão de certas coisas aqui, para comprar aquela série de mangá, jogos, animes, figures, fazer um cosplay. Tudo isso que eu e você, em algum ponto, já tivemos que fazer para conseguirmos manter nossos vícios relacionados com esse mundo. Além de claro a ampla gama de referências que o anime faz a cultura pop japonesa.

Por fim, algo mais tênue, que também prende, mas que, por ser leve, pode passar despercebido: a relação entre os personagens. Na verdade, o anime desenvolve isso muito bem, vemos que não existe um foco em um protagonista. O autor foi muito sagaz nesse quesito. Ele da foco na construção e desenvolvimento das relações entre os membros do clube, o que por sua vez desenvolve muito bem os personagens.

Quanto aos pontos negativos da série, eu não vejo muitos. Okay, sou um fã assumido de Genshiken, talvez por isso sempre puxarei sardinha pra esse anime. Enfim, há algo de inconsistência no roteiro, bom nada de grave e até esperado, uma vez que trata da “vida real”. Realmente não atrapalha, mas me sinto na função de ressaltar.

Ter um ritmo mais lento, mas de novo é algo que não atrapalha, ai depende muito do seu gosto, mas para mim, por exemplo, o episódio passava rápido e eu ria muito. E talvez o grande problema de Genshiken: não ser um anime realmente para todos. Conheço muita gente que simplesmente o anime não agradou, por não ser seu gênero mesmo, ou por não se identificar com nada na obra ou até mesmo odiar a obra porque acha as situações simplórias e deploráveis. Ressalto é questão de gosto, se você procura algo de comédia e sem ecchi eu recomendo.

Considerações Finais:

Só observo.

Só observo.

Recomendo Genshiken para todos que querem rir ou se distrair um pouco, é um anime para se identificar ou não. Também é algo para conhecer melhor o que se passa pela cultura do Japão e adquirir conhecimento nunca é demais. O anime conta com 2 temporadas mais uma continuação direta com foco em outros personagens (Genshiken Nidaime) e OVAs, tecnicamente a animação melhora com o tempo e a trilha sonora é boa e confortável. Dê uma chance pra esse anime que todo otaku deveria ver, saiam só dos shounens, explorem, há muita coisa boa por ai.

 

E vocês já assistiram Genshiken? Vão dar uma chance pro anime? Se assistiram (assistirem) o que acharam?

Comentem!

Até a próxima.

Vini

Vini

18. Estudante de psicologia.
Apaixonado por animes e dobrador de origamis, assim como ama a cultura japonesa e tenta explorá-la quando seu tempo permite.