Ela é uma figura muito popular no Japão, tanto que suas histórias foram adaptadas para séries de mangás e animes. Diz-se que ela aparece nas noites de neve na figura de uma mulher alta e extremamente bonita, com longos cabelos e lábios vermelhos. Sua pele pálida, quase transparente, mistura-se com a paisagem branca da neve. Apesar de sua beleza, seus olhos podem levar terror aos mortais. Dizem que ela flutua pela neve, sem deixar pegadas, apenas um rastro de neblina ou neve. Na verdade, em alguns contos, ela não possui pés, uma característica de muitos fantasmas japoneses. Dizem que Yuki-onna é o espírito de uma mulher que morreu em uma nevasca e, devido a isso, ela é sempre associada às tempestades de neve e a causadora das fortes tormentas de inverno.

yuki onna cultura japão 1

 

Ao mesmo tempo em que é bela e serena, pode ser extremamente cruel, matando sem piedade os inocentes indefesos nas tempestades de neve. Até o século XVII, ela foi quase uniformemente retratada como o mal. Hoje, porém, muitas vezes as histórias a deixam mais humana, enfatizando sua natureza como um fantasma de beleza efêmera.

yuki onna cultura japão 2

 

Em muitas histórias, Yuki-onna aparece para os viajantes presos em tempestades de neve, e usa seu hálito gelado para deixá-los como cadáveres revestidos em gelo. No entanto, alguns contos diz que ela simplesmente leva os viajantes a se perderem para que morram congelados.

yuki onna cultura japão 3

Existem diversas lendas sobre a Yuki-onna que a descreve como um ser totalmente cruel e agressivo. Nestas histórias, muitas vezes ela invade casas, soprando na porta com uma rajada de vento e matando seus moradores e até famílias inteira enquanto dormem, embora algumas lendas afirmem que ela precisa ser convidada para poder entrar em uma casa. Contudo, as descrições e relatos sobre Yuki-onna variam de conto para conto, e de região para região. Às vezes, ela fica simplesmente satisfeita em ver uma vítima morrer congelada. Muitas são as lendas que relatam sobre ela possuir hábitos vampirescos. É a Yuki-onna que gosta de drenar o sangue de suas vítimas ou sugar sua essência com um simples beijo. Contam que Yuki-onna às vezes canta para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas para que morram congelados. Embora a maioria das lendas a retrate como um ser cruel, existe algumas sobre ela apaixonando-se por homens, casando e constituindo família. Entretanto, a história de amor sempre finda com o seu desaparecimento em forma de neblina ou neve.

yuki onna cultura japão 4

No anime Nurarihyon No Mago, ela é um  yokai que vivem na casa Nura e foi nomeada guardiã de Rikuo quando está em sua forma humana, logo depois que Gagoze tentar assassina-lo,se faz passar por uma de suas colegas de classe conhecida como Tsurara Oikawa.

Tsurara no anime Nurarihyon No Mago

Tsurara no anime Nurarihyon No Mago

No anime Gakkou No Kaidan, ela é o espirito de uma menina que morreu afogada no lago de sangue e seu corpo nunca foi encontrado;  como se sente sozinha ela busca vitimas a todo o momento.

Yuki-onna no anime gakkou no kaidan

Yuki-onna no anime gakkou no kaidan

Felipe Baros

Felipe Baros

Um jovem que gosta de games (pokemon principalmente), animes, filmes e é claro a belíssima cultura japonesa.