Considerado “Animal sagrado” por toda a Ásia, Kirin (ou kylin) é uma das “Quatro Criaturas Divinas” que são frequentemente mencionados em antigos textos chineses. O Kirin tem sua origem na China e foi introduzido ao Japão juntamente com o budismo.

No Japão, ele é considerado o arauto dos Deuses, um ser sagrado de espírito puro, que respeita e ama todo e qualquer ser vivo na Terra. É um símbolo de paz, alegria, serenidade, prosperidade, sucesso e longevidade. Em muitas lendas suas aparições são atribuídas para anunciar o nascimento de uma “Nova Era”. Em outra lenda, supõe que ele tem dois mil anos e que só aparece aos seres humanos uma vez por milênio. No entanto, a lenda mais popular é que ele é o mensageiro das grandes mudanças, sejam elas um prenúncio de alerta para desastres, ou bons presságios para os seres humanos como por exemplo; o nascimento ou a morte de um grande sábio, como no caso de “Confúcio”. O Kirin traz bênçãos apenas para pessoas do bem, como tal, ele é chamado um animal benevolente.

kirin cultura japão 1

 

As descrições desta criatura mítica, são as mais diversas até mesmo na própria China. A representação deste animal auspicioso pode variar devido às diferenças culturais entre dinastias e regiões chinesas onde teve sua origem. Sua característica mais comum é a de cabeça de Dragão, o corpo de um cervo, as extremidades de um boi, e os cascos e rabo de cavalo, além do chifre que tem em quase todas as descrições. Esse chifre por vezes é associado a um unicórnio, mais comumente por parte de alguns países na Europa.

kirin cultura japão 3

“Simbolo de proteção divina”

Animal  protetor das casas, sua imagem (escultura) é comum nas residências  por quase toda Ásia. Dizem que quem possuir a sua imagem, ganha a proteção divina.

kirin cultura japão 5

 

Referências em Animes:

O Kirin é retratado em “Twelve kingdons” (Os doze reinos) como criaturas mágicas que podem ser encontradas tanto na terra como no ar. A diferença, porém, é que o Kirin de “Twelve kingdons” também pode assumir a forma humana.

casal de kirins no filme "Twelve Kingdoms"

Casal de Kirins no filme “Twelve Kingdoms”

O deus pokémon “Arceus” foi inspirado nesta sagrada criatura. Diz a lenda que Arceus criou este mundo e criou os pokémons lendários para a formação de tudo que existe sobre a face da terra. No filme “Arceus e a jóia da vida”, Arceus teria salvo o mundo quando um grande meteoro ameaçou destruir a vida na Terra.

O poderoso Arceu e suas plates

O poderoso Arceus e suas plates.

No anime Naruto, Sasuke executa um poderoso jutsu onde cria um relâmpago extremamente poderoso. Ele atrai um raio diretamente nas nuvens de trovão para complementar o poder de seu ataque e controla-lo com chakra. Tal habilidade denomina-se “Kirin”, pois assume a forma do ser místico.

O poderoso Kirin feito de relâmpagos criado pelo ninja Sasuke

O poderoso Kirin feito de relâmpagos criado pelo ninja Sasuke.

 

Felipe Baros

Felipe Baros

Um jovem que gosta de games (pokemon principalmente), animes, filmes e é claro a belíssima cultura japonesa.