Se você nasceu em meados da decada de 80/90, com certeza vai se indentificar com esse cara. Os anos 80 e 90 foram marcados pela chegada das grandes séries de ação japonesas (tokusatsus) no Brasil, principalmente os metal heroes (Jaspion, Jiraya, Jiban, Gyaban), Kamen riders (Black Kamen Rider), Ultramans e os Super Sentais (Flashman, Maskman, Changeman). Os tokusatsus ficaram tão famosos que a sua popularidade no país atravessou gerações e sobrevive até os dias de hoje no coração, e nas representações através dos cosplays, dos fãs. Marcelo “Robocop” Ferreira é um dos principais exemplos disso em nosso país.

Cultura-Japão-Tokusatsus-no-Brasil

Mineiro da cidade de Caraatinga, o funcionário público Marcelo Ferreira é um fã incondicional dos seriados japoneses dos anos 80 e 90. De acordo Marcelo, ele possui um acervo com mais de 2 MIL DVD’s de filmes e seriados de época. Porém sua paixão vai muito além de uma simples “coleção”. Desde 2009 Marcelo vem realizando seu sonho, e daqueles que um dia sonharam ser um “herói”, confeccionando trajes reais e fiéis dos mais famosos heróis japoneses, dando vida aquilo que era “ficção”.

Cultura-Japão-Marcelo-Robocop-2

“Iniciei como cosmaker em 2009, mas no inicio era brincadeira, só fazia trabalhos para mim , na verdade as coisas aconteceram por acaso quando resolvi fazer um cosplay do Robocop, por amor ao personagem, depois de feito tive uma repercussão bacana e resolvi fazer mais alguns trabalhos pessoais porém tomaram proporções maiores. Com a super exposição do meu trabalho acabou gerando encomendas, no início para amigos, hoje já para várias pessoas de diferentes estados do país inteiro.”

• Camisetas de anime com estampas exclusivas você encontra em nossa loja virtual! Visite: www.yujinstore.com.br 

A dedicação e persistência resultam na perfeição dos detalhes nas obras confeccionadas por Marcelo. Entre seus grandes trabalhos estão a metaltex, do Fantástico Jaspion e a armadura do ninja Jiraiya.

Cultura-Japão-Marcelo-Robocop-Jaspion

10802040_741595229258015_3464572741299153443_n

Além de, claro, trabalhos em dimensões menores, como a confecção de capacetes, mas nem um pouco menos prestigiado quanto as armaduras. Em um evento de São Paulo em 2014,  marcado pela presença do ator japonês Takumi Tsutsui, que interpretou o ninja Jiraya originalmente, Marcelo foi elogiado após Takumi ter usado o capacete confeccionado pelas mãos do nosso artista . ”O ator do jiraya veio ao Brasil e usou o capacete que eu fiz. Ele me elogiou e disse que o capacete é o mais parecido que ele já viu até hoje”.

Cultura-Japão-Marcelo-Robocop-Acervo

Cada peça é feita a partir de vários processos, que vão desde a criação do molde até o acabamento final dos detalhes e a pintura. Dentre os materiais necessários estão silicone, massa plástica, resina e fibra de vidro.

Marcelo-Robocop-Kamen-Rider-2

Cultura-Japão-Marcelo-Robocop-Capacetes

Cultura-Japão-Marcelo-Robocop-Dragon-Ranger

O “passo a passo” para confecção e todos os detalhes necessários sobre os materiais podem ser encontrados nesse tutorial completo do Marcelo:

 

As obras confeccionadas por Marcelo servem de inspiração a todos que desejam seguir a carreira de cosmaker ou apenas realizar o sonho de se tornar um “herói” por um dia.

“Esse fato se torna inesquecível  e imortalizado por toda minha vida , e sempre que olhar para essa armadura lembrarei de como é gratificante superar as dificuldades e ver que quando se sonha e tem vontade não se tem limite e que tudo se torna possível.”

O que antes era apenas um “hobbie” hoje é quase uma profissão que gera a Marcelo encomendas de fãs espalhados pelo Brasil inteiro.

Para encerrar, fique agora com uma galeria de obras primas confeccionadas pelo Marcelo “Robocop Ferreira” Cosmaker, que vão deixar você inspirado a realizar seu sonho de se tornar um herói dos tokusatsus japoneses e usar um traje ou capacete feitos pelo nosso herói.

• Para encomendas, dúvidas e esclarecimentos você pode contatar diretamente o Marcelo em seu perfil do facebook: Marcelo “Robocop” Ferreira.

 

The Great Pierre

The Great Pierre

Se quiser me conhecer e saber um pouco mais sobre mim, siga me, ou me adicione em qualquer uma das minhas redes sociais. Será um prazer.