Noppera-bo “O fantasma sem rosto” é uma criatura lendária japonesa. Noppera-bos geralmente tomam somente a forma humana, especialmente de uma bela mulher; eles aparecem primeiramente como seres humanos comuns, às vezes passando por alguém da família diante da vítima, antes de fazer sua face desaparecer, deixando um espaço em branco, uma camada lisa de pele onde seu rosto deveria estar.

noppera bo cultura japão 2

 

Noppera-bo em Animação:

Pom Poko:

O filme  Pom Poko, do Studio Ghibli, apresenta uma releitura moderna de “A Mujina da estrada de Akasaka”. Em uma cena, um policial se depara com uma bela jovem chorando ao lado da estrada. O policial tenta consolar a jovem, mas quando ela se vira para ele, tem um rosto completamente inexpressivo. O oficial aterrorizado corre para um posto de polícia para contar a sua colega policial o que aconteceu, mas a oficial, como o vendedor de soba, acaricia seu rosto e se torna um Noppera-bo. O homem, em seguida, corre para uma loja de conveniência, e tenta dizer às pessoas na loja o que aconteceu, mas todo mundo na loja torna-se um Noppera-bo.

noppera bo no filme Pom Poko

Noppera-bo no filme Pom Poko

 

A viagem de Chihiro:

Outro grande filme do Studio Ghibli, mostra uma versão do Noppera- bo em que ele muda o seu comportamento de acordo com as atitudes de quem está a sua volta. Ele sente uma forte ligação com a pequena Chihiro e segue ela por todos os lados. Ele possui o poder de absorver certas características das vitimas que ele devora.

noppera-bo no filme a viagem de chihiro

Noppera-bo no filme A viagem de Chihiro

Felipe Baros

Felipe Baros

Um jovem que gosta de games (pokemon principalmente), animes, filmes e é claro a belíssima cultura japonesa.