Antes mesmo de explicar a origem e influência de Yatagarasu no futebol japonês, vamos a uma breve introdução do mitológico corvo de três pernas:

“De acordo com as antigas crônicas japonesas Kojiki e Nihonshoki (os escritos mais antigos no Japão), este grande corvo foi enviado do céu (pela Deusa do Sol Amaterasu) como um guia para o imperador Jimmu (primeiro imperador) que teria se perdido em sua primeira jornada na região que se tornaria Kumano para o que se tornaria Yamato (mais tarde chamado Japão). Com base nesse conto, o aparecimento do “grande pássaro de três pernas”, tradicionalmente, tem sido interpretada pelos japoneses como evidência da intervenção divina nos assuntos humanos. “

“Diz-se que as três pernas do grande corvo representam os três clãs antigos que dominaram a história de Kumano. Ou talvez as três virtudes principais dos deuses: chi (sabedoria), jin (benevolência) e yuu (valor). Há também quem diga que as três pernas se refiram ao céu, terra e humanidade (como na tríade taoísta).”

Resumindo, a lenda conta que Jimmu (bisneto da Deusa do Sol Amaterasu enviado a Terra para governar o Japão) em sua peregrinação, teria chegado a região de Kumano guiado por Yatagarasu para unificar o país e tornar-se o primeiro imperador do Japão.

Cultura-Japão-Jimmu

Por que Yatagarasu foi escolhido para ser o símbolo do futebol japonês?

Yatagarasu homenageia o homem mais influente na história do futebol do Japão – Kakunosuke Nakamura (中 村 覚 之 助).

Cultura-Japão-Nakamura

 

Em 1900 K. Nakamura traduziu um livro em Inglês, Associação de Futebol. Este livro foi a base para a introdução do futebol no Japão em 1902. No mesmo ano, K. Nakamura estabeleceu o primeiro time de futebol do Japão, o chamado Ashiki Shukyu-bu, no qual ele passou a ser jogador e treinador ao mesmo tempo. tornando-se o pai do esporte no Japão.

Cultura-Japão-kakunosuke-nakamura-pai-do-futebol-no-japão

 

Como K. Nakamura,  é de Nachi Katsuura na prefeitura de Wakayama, o símbolo do esporte foi baseado em um dos Deuses do Grande Santuário de Kumano da mesma cidade, Yatagarasu.

Embora a conexão com Nakamura seja o motivo mais citado para o logotipo, a reputação de Yatagarasu como um guia pode ter ajudado a inspirar a escolha da JFA (associação de futebol japonesa). 

“A associação de futebol japonesa adotou o corvo como mascote para garantir que a bola encontre o seu caminho para o gol. Ajudar aqueles que estão perdidos a encontrar um caminho é a essência da vida “.

Por coincidência, ou “ironia do destino”, um dos maiores jogadores da história do futebol japonês carrega o mesmo nome do peregrino do esporte no país. Shunsuke Nakamura.

Cultura-Japão-NAkamura

 

The Great Pierre

The Great Pierre

Se quiser me conhecer e saber um pouco mais sobre mim, siga me, ou me adicione em qualquer uma das minhas redes sociais. Será um prazer.