A Cerimônia do Hana matsuri, ou Festa/Festival das flores, ocorreu neste final de semana entre os dias 11 e 12 de abril em São José dos Pinhais, Paraná. O festival celebra e comemora o nascimento de Buda (Xaquiamuni).

O festival das flores é realizado anualmente no mês de abril. O evento é caracterizado pela homenagem ao Buda criança com a oferta de flores e chá adocicado. As pessoas oferecem o chá ao Buda, banhando sua imagem, ainda criança, com pequenas porções de chá adocicado naturalmente.

Cultura Japão Hana Matsuri 1

A imagem do Buda fica dentro de um altar ornado com muitas flores coloridas que é denominado “Hanamido “. O altar representa o jardim em que Buda nasceu e o chá representa a chuva de néctar que caiu no momento de seu nascimento. Conforme a crença popular, as pessoas que assim o homenageiam terão seus pedidos atendidos.

No momento de seu nascimento, uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. As flores desabrocharam mostrando todo o seu colorido e do céu caiu uma suave chuva de néctar.

Existem várias denominações para o Buda : Xaquiamuni, Oshakasama, Shakuson que significam “pessoa venerável da família Shaka”.

 

O nascimento do Buda ocorreu há aproximadamente 2630 anos, no nordeste da Índia e quando criança era chamado de Sidharta Gautama. Sidharta era filho de rei Sudhodana e da rainha Maya.

O seu nascimento é precedido por um fenômeno muito interessante: Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho. Um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita. Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho. Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento do Buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.

Texto descritivo oficial do festival, adaptado e corrigido.

Cultura Japão Hana Matsuri 2015 3

Cultura Japão Hana Matsuri 2015 2

O festival contou com diversas atrações e cerimônias tradicionais da cultura japonesa como, Odori, Daiko, Taiko, Yosakoi Soran;

Apresentação de Aikido Keiko dojo, de São José dos Pinhais;

DSC_0474

DSC_0485

DSC_0457

 

Uma ampla área gastronômica com MUITA comida típica japonesa, além de vários outros estandes de acessórios típicos e de animes/jogos, brinquedos, mangás, enfeites, Katanas e até mesmo kimonos.

DSC_0154

DSC_0155

DSC_0163

DSC_0132

DSC_0134

DSC_0138

DSC_0144

DSC_0147

E claro que não poderiam faltar, os cosplayers!

DSC_0120

DSC_0150

DSC_0265

DSC_0314

O evento contou ainda com um espaço disponibilizado para o matsuri dance, um simbólico concurso de cosplay, e um campeonato de Hashi.

DSC_0404

 

Se você tem curiosidade e tiver a oportunidade de vir a Curitiba e região nesta época do ano, não deixe de participar do Hana Matsuri. Você com certeza irá se sentir ainda mais próximo do Japão e da sua maravilhosa cultura.

Todas as imagens possuem direitos autorais. Ao usa-las, por favor, adicionar os devidos créditos ao site www.culturajapao.com.br.

The Great Pierre

The Great Pierre

Se quiser me conhecer e saber um pouco mais sobre mim, siga me, ou me adicione em qualquer uma das minhas redes sociais. Será um prazer.