O Baku, ou também conhecido como o devorador de sonhos”, é um ser espiritual mitológico do folclore japonês (com influência chinesa) que diz devorar  pesadelos, no entanto, lendas e contos antigos dizem que se o Baku não estiver satisfeito depois de consumir o pesadelo, ele irá devorar também os próprios sonhos e esperanças da pessoa.

Contos sobre Baku devorando pesadelos e sonhos tem sua origem do folclore chinês, e mais tarde no folclore japonês, entre os séculos XIV e XV.
Sua aparência é assumida em  forma de uma quimera (ser mitológico composto por uma variedade de membros de outros animais diferentes), corpo de um urso, o nariz de um elefante, pés de um tigre, cauda de boi, e olhos de rinoceronte. Segundo a lenda, Baku foi criado com os membros que sobraram após os deuses criarem todos os animais.
Cultura Japão Baku
Diz a lenda, que uma pessoa ao acordar após um sonho ruim poderá invocar Baku. No Japão acredita-se que se uma criança que tem pesadelos acordar e repetir três vezes a frase “Baku-san, venha comer o meu pesadelo” ele entrará no quarto da criança e irá devorar o sonho ruim, permitindo que a criança volte a dormir em paz. No entanto, se Baku permanecer com fome depois de comer um pesadelo, ele poderá também devorar suas esperanças e desejos, te fazendo viver em uma vida vazia e obscura.Nos dias de hoje é  comum que as crianças japonesas tenham um talismã do Baku na cabeceira de suas camas para espantar os possíveis sonhos ruins.
ac4cee948d1af0b6caec25d57378d07f
Atualmente podemos encontrar várias representações modernas da lenda de Baku em filmes, animes e jogos;

Naruto Shippuden 209-210

Baku é invocado por Shimura Danzō em sua luta contra Uchiha Sasuke. Ele é considerado como a invocação suprema do fuuton (elemento vento) capaz de devorar “tudo” à sua frente, não somente os sonhos.

Cultura Japão Baku 3
Cultura Japão Baku 2

Pokémon Drowzee

“Agora tudo se encaixa.” Além da sua aparência física, a habilidade de fazer dormir e então ser capaz de devorar o sonho do adversário é outro fator inspirado em Baku.

HopHopHop_Town_Drowzee_Psywave

Digimon Bakumon (Tapirmon)

Sua criação foi inspirada também na lenda de Baku.

Cultura Japão Bakumon

Nunca se esqueça de chamar pelo Baku quando tiver pesadelos. Apesar de estar correndo o risco de perder seus desejos e suas esperanças, você terá coragem de chamar por ele mesmo assim?

 

 

The Great Pierre

The Great Pierre

Se quiser me conhecer e saber um pouco mais sobre mim, siga me, ou me adicione em qualquer uma das minhas redes sociais. Será um prazer.